Aula 10

Técnicas Criativas

8 Universo Cultural 



 A técnica de Universo Cultural fala a linguagem e tem a cara do público a que é destinado. Respeita seus conceitos de estética e o aborda de forma intensa, gerando identificação imediata. Essa técnica é usada exclusivamente, quando o público-alvo do produto é definido e segmentado, afinal esta é uma forma de atribuir status à marca. Essa técnica não se preocupa em desagradar aqueles que não estão na "linha de fogo".

Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
• O público a quem é destinada a comunicação possui características próprias que podem ser abordadas na campanha?
• O produto/serviço é realmente voltado para um determinado público ou está aberto para o público em geral?
• Cabe à marca em questão o conceito de status?

O risco do "Universo Cultural é o uso errôneo com produtos ou serviços voltados a um público mais amplo (por exemplo: faixa etária compreendida entre 18 a 50 anos), o que acaba descaracterizando totalmente a ideia de "comunicação de guetos, tribos" http://sewingandbones.blogspot.com.br/2011/02/mundo-de-jeans.htm Link história Levis


9 Testemunhal 



A técnica de Testemunhal é o uso de pessoas comuns, usuários reais ou mesmo pessoas líderes de opinião, como profissionais da área relacionada ao uso do produto ou serviço, que realmente podem testemunhar a favor do mesmo. Atenção! O uso de artistas e apresentadores de TV só é considerado Testemunhal, quando aparece na peça a sua fala, claramente, na íntegra, entre aspas. Essa é a grande peculiaridade do testemunhal, caso contrário, trata-se de um caso de Personalização.

Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
• O uso do testemunhal irá dar maior credibilidade à marca?
• Não corre-se o risco de soar falso o uso de determinada pessoa conhecida do público?
• Essa pessoa escolhida tem "moral" para depor a favor do produto?

O risco do Testemunhal é utilizar de pessoas com pouca credibilidade, personalidade fraca, ou mesmo, soar falso perante o público. O uso correto dessa técnica é fundamental, portanto, não brinque com o consumidor.

10 Oportunidade 



 A técnica de Oportunidade poderia na verdade ser chamada de "oportunista", pois o papel do criativo no uso dessa técnica, aproveita-se de um acontecimento local, nacional ou até mesmo mundial para vender ao público uma comunicação para o seu cliente, associada, não ao fato, mas à repercussão do mesmo na sociedade. As vezes, o que seria uma trágica notícia, acaba se tornando lucratividade para o bolso de muitos empresários. Associações engraçadas através de personagens e filmes de sucesso atual também são usuais. Enfim, tudo é válido, desde que se trate de um fato polêmico, que gere discussões e, principalmente, se puder ser explorado de uma forma leve.

Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
• O fato "oportuno" a que se quer trabalhar à associação é realmente de peso?
• O público-alvo tem consciência da sua existência?
• A abordagem que se pretende fazer do fato em voga -não irá ridicularizar a população ou gerar algum tipo de discriminação?
• Dá para tratar essa abordagem de uma forma leve para o consumidor?

O risco da Oportunidade é trabalhar ideias que possam não ser realmente tão polêmicas. Não podemos correr o risco de pegar o consumidor de surpresa. Pode ofendê-lo ou mesmo desinteressá-lo pela peça e, consequentemente, pelo produto anunciado.


Você já sabe o que fazer.
1 - Poste um exemplo de cada técnica aprendida hoje
2- Desenvolva um anuncio para o Prefeitura de Aparecida de Goiânia http://www.aparecida.go.gov.br/home.php Link Aparecida de Goiânia utilizando as 3 técnicas acima.