Aula 13

Imagem da Marca

 A técnica Imagem da Marca é a transformação de um conceito abstrato em um elemento concreto que encarne a personalidade da empresa de forma especifica, a fim de que ela seja reconhecida como tal. Um bom exemplo de Imagem imposta Ã  marca são as campanhas do Cigarro Marlboro. O chamado "Mundo de Marlboro" possui características próprias e exclusivas da marca. Todas as campanhas acontecem naquele cenário de western, com cavalos, homens viris, etc. Esse tipo de ação gera identidade e associação à marca. Mesmo se ocultássemos a logo e os maços de cigarros, com certeza, o público reconheceria de que marca se trata.

 Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:

  • A marca em questão possui características marcantes ao ponto de obter reconhecimento do consumidor?
  • É uma marca sólida, com forte atuação e presença na mídia?
  • É de reconhecimento nacional? Internacional? Mundial?

O risco da Imagem da Marca é usar em campanhas que não tenham cunho, absolutamente, institucional da marca que se deseja anunciar ou que não tenham reconhecimento (força e tradição) junto ao público.

   

Revisão N2 e Desafio Criativo

Estamos chegando ao final da nossa disciplina e chegou a hora de demonstrar o quanto aprendeu neste semestre, a partir dos conteúdos da disciplina Redação Publicitária. Abaixo, segue o anuncio da Loja de materiais de construção Casabella, localizada na cidade de Campo Grande. Vamos analisar, aproveitando o momento para revisar os conteúdos estudados.


Com base em nossos estudos, responda:


- Técnica Criativa Principal:


- Técnica Criativa Secundária:

- Associação de Ideias utilizada:

Elementos textuais: (exórdio, narração, provas e peroração)

- A aritmética:

- O tipo de titulo:

- O Elemento Cultural:

- Ache o Significante:

- Ache o significado:

- O arquétipo utilizado:

Agora, com base nos estudos das técnicas criativa de Henry Joannis, refaça esse anuncio utilizando outra técnica à sua escolha, agora para o cliente Leroy Merlinsite Não esqueça de dizer qual técnica criativa utilizou e defender sua ideia.