Aula 2
Associação de Ideias em Propaganda - Postulados de Aristóteles e Hume
O conteúdo desta aula está compreendido no capÃtulo Associação de ideias do livro
Redação Publicitária. Estudos sobre a retórica de consumo de João Anzanello Carrascosa.
Para maior aprofundamento do contexto, entre no link e bons estudos.
Para maior aprofundamento do contexto, entre no link e bons estudos.
Vamos parafrasear alguns conceitos...
O Conceito LinguÃstico é formado a partir de Associação de
palavras:
O signo linguÃstico = imagem acústica (significante) + conceito (significado).
Essa união se dá por meio de um laço arbitrário. A palavra “árvore”,
por exemplo, é constituÃda pelo seu aspecto concreto, seu conjunto
sonoro (significante), e seu aspecto conceitual, abstrato, a imagem
mental (significado).
Como unir uma ideia à outra?
Segundo Aristóteles:
Semelhança – Exatidão no que representa – uma paisagem reproduzida
num quadro conduz naturalmente nossos pensamentos para o seu
original, o que consiste numa associação por semelhança.
Contraste – relações opostas
Contiguidade – Uma parcela de um todo que já é conhecido –
Quando se fala sobre um apartamento de um edifÃcio, abre-se o
caminho para uma conversa sobre os outros apartamentos;
a associação se dá então por contiguidade
David Hume – Sec. XVIII
Ampliou o conceito para causa-efeito
Se pensamos num ferimento, é quase impossÃvel não refletirmos
acerca da dor que o acompanha, sendo que a conexão de ideias
nesse caso é de causa e efeito.
Ampliou o conceito para causa-efeito
Se pensamos num ferimento, é quase impossÃvel não refletirmos
acerca da dor que o acompanha, sendo que a conexão de ideias
nesse caso é de causa e efeito.
Suprimiu – contraste (por entender que semelhança +
contiguidade = contraste)
contiguidade = contraste)
Agora vamos tratar de texto: Relações de significados
Relações sintagmáticas – são as relações que existem entre as
palavras de uma frase. São relações que ocorrem no plano horizontal,
no corrente da frase.
Ex: “Eu a conheço”. As três palavras estão relacionadas
"sintagmaticamente", dentro de um sintagma (frase).
Paradigmática – Associações na própria mente
Relações paradigmáticas são aquelas que existem entre uma palavra
da frase e outra que está fora da frase. São relações semânticas, isto é,
relações de sentido, de oposição, de substituição, de equivalência.
Estão no plano vertical.
- Associação de ideias: quanto à elaboração da mensagem geral
(texto e imagens).
- Associação de palavras: quanto à construção da mensagem restrita
(apenas texto).
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Rede Semântica – Quando passamos pelos processos de persuasão,
podemos ressaltar duas fases fáceis de serem identificadas, que
diferenciam o contato com o consumidor:
1-cognitivo – consciência do produto – saiba o que é o produto e o
que ele faz;
2-afetivo – emulação da situação da qual ele possa se sentir.
Como criar essa simpatia/ afetividade pelo produto?
Através da rede semântica, é possÃvel obter:
1-conhecimento da visão de mundo do seu consumidor
2-transcrição dessa visão de mundo em texto/anúncio.
Exemplo para análise:
No anuncio acima, qual associação de ideias foi utilizada?
Semelhança? Contraste? Contiguidade? Causa-efeito?
Qual o seu Conceito linguÃstico:
ache o significante: (imagem acústica)
ache o significado: (conceito mental)
1º ExercÃcio de Reflexão Criativa (faça em sala na aula de hoje)
1 - Procure um anúncio que possua uma associação de ideia clara
2 - Poste-o e analise-o segundo os postulados de Aristóteles e Hume
sobre o tema
3 – Neste mesmo anúncio, ache o seu conceito linguÃstico
(significante e significado)
4 - Analise o seu tÃtulo quanto a sua significação sintagmática e sugira uma opção
paradigmática para o tÃtulo do anuncio
2º ExercÃcio de Reflexão Criativa (organizar e postar na próxima aula)
Job da semana - O Bradesco patrocinou as OlimpÃadas Rio 2016.
Crie uma peça conceitual para esse fim utilizando o postulado de
Associação de Ideias que desejar. Pense em uma peça gráfica no formato anuncio
1 página tablóide e poste no blog.