Aula 2

Associação de Ideias em Propaganda - Postulados de Aristóteles e Hume

O conteúdo desta aula está compreendido no capítulo Associação de ideias do livro
Redação Publicitária. Estudos sobre a retórica de consumo de João Anzanello Carrascosa. 
Para maior aprofundamento do contexto, entre no link e bons estudos. 
Vamos parafrasear alguns conceitos...
O Conceito Linguístico é formado a partir de Associação de 
palavras:
O signo linguístico = imagem acústica (significante) + conceito (significado).
Essa união se dá por meio de um laço arbitrário. A palavra “árvore”, 
por exemplo, é constituída pelo seu aspecto concreto, seu conjunto 
sonoro (significante), e seu aspecto conceitual, abstrato, a imagem 
mental (significado).
Como unir uma ideia à outra?
Segundo Aristóteles:
Semelhança – Exatidão no que representa – uma paisagem reproduzida 
num quadro conduz naturalmente nossos pensamentos para o seu 
original, o que consiste numa associação por semelhança.

 
Contraste – relações opostas

 Contiguidade – Uma parcela de um todo que já é conhecido – 
Quando se fala sobre um apartamento de um edifício, abre-se o 
caminho para uma conversa sobre os outros apartamentos; 
a associação se dá então por contiguidade 


 David Hume – Sec. XVIII
Ampliou o conceito para causa-efeito

Se pensamos num ferimento, é quase impossível não refletirmos 
acerca da dor que o acompanha, sendo que a conexão de ideias 
nesse caso é de causa e efeito.


Suprimiu – contraste (por entender que semelhança + 
contiguidade = contraste)
Agora vamos tratar de texto: Relações de significados 
Relações sintagmáticas – são as relações que existem entre as 
palavras de uma frase. São relações que ocorrem no plano horizontal,
no corrente da frase. 

Ex: “Eu a conheço”. As três palavras estão relacionadas 
"sintagmaticamente", dentro de um sintagma (frase).

Paradigmática  Associações na própria mente 
Relações paradigmáticas são aquelas que existem entre uma palavra 
da frase e outra que está fora da frase. São relações semânticas, isto é,
relações de sentido, de oposição, de substituição, de equivalência. 
Estão no plano vertical.

-  Associação de ideias: quanto à elaboração da mensagem geral 
(texto e imagens).
 - Associação de palavras: quanto à construção da mensagem restrita 
(apenas texto).
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Rede Semântica  Quando passamos pelos processos de persuasão, 
podemos ressaltar duas fases fáceis de serem identificadas, que 
diferenciam o contato com o consumidor:

1-cognitivo consciência do produto – saiba o que é o produto e o 
que ele faz;

2-afetivo – emulação da situação da qual ele possa se sentir.
Como criar essa simpatia/ afetividade pelo produto?

Através da rede semântica, é possível obter:

1-conhecimento da visão de mundo do seu consumidor

2-transcrição dessa visão de mundo em texto/anúncio.
  Exemplo para análise:



















No anuncio acima, qual associação de ideias foi utilizada?  
Semelhança? Contraste? Contiguidade? Causa-efeito?
Qual o seu Conceito linguístico:
ache o significante: (imagem acústica)
ache o significado: (conceito mental) 



1º Exercício de Reflexão Criativa (faça em sala na aula de hoje)

1 - Procure um anúncio que possua uma associação de ideia clara
  
2 -  Poste-o e analise-o segundo os postulados de Aristóteles e Hume 

sobre o tema


3 – Neste mesmo anúncio, ache o seu conceito linguístico 

(significante e significado)


4 - Analise o seu título quanto a sua significação sintagmática e sugira uma opção 

paradigmática para o título do anuncio


2º Exercício de Reflexão Criativa (organizar e postar na próxima aula)

Job da semana - O Bradesco patrocinou as Olimpíadas Rio 2016. 

Crie uma peça conceitual para esse fim utilizando o postulado de 

Associação de Ideias que desejar. Pense em uma peça gráfica no formato anuncio



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