Aula 4
Aritmética na composição publicitária
Para entendermos a relação de significados entre os elementos da propaganda, vamos trabalhar com sua forma mais simplificada em relação a quantidade de elementos componentes: Frases curtas de grande impacto e imagens componentes
desse anuncio, que é a estrutura mais comum de texto publicitário nos dias de hoje.
Esses dois elementos, texto e imagem podem ser somados, compondo o real significado da mensagem, o que aumenta ou seleciona nosso nÃvel de cognição, ou como já vimos, o grau de pregnância, se observarmos o anúncio como uma peça visual única.
1+1=1 – simplicidade e impacto
O formato mais simples em relação a sua significação, que podemos considerar até como redundante, que consiste em quando a imagem apresenta a mesma mensagem trazida pelo tÃtulo. Se os dois elementos falam a mesma coisa, o conteúdo na mente do consumidor é único e reforçado, muito comum em anúncios de repetição, para lembrar o consumidor daquela marca, voltado ao publico de menor nÃvel de compreensão.


Pode-se também considerar anúncios de varejo ou de simples argumentação de apresentação
do produto.

1+1=2
O formato mais corriqueiro, onde as partes da mensagem (tÃtulo + imagem) se completam. A idéia é transmitida por uma correlação entre a idéia e o produto. Há uma criação de um universo conceitual entre a marca e consumidor. A utilização de fundos, cenários, tipografia, texturas, entre outros elementos colaboram para compor esse conceito.

1+1=3
É o formato das grandes campanhas publicitárias: Temos uma imagem que por si só já diz algo compreensÃvel ao seu consumidor. O texto também por si só já nos diz outra mensagem, independente, que também é compreensÃvel ao consumidor, mesmo isolada. Mas quando os dois se juntam no anúncio,temos uma mensagem diferente, uma nova significação para união desses elementos.O terceiro elemento, o conceito, é construÃdo pelo seu consumidor, ele inconscientemente irá ligar os elementos e criar a terceira ideia.
