Aula 4

Aritmética na composição publicitária


Para entendermos a relação de significados entre os elementos da propaganda, vamos trabalhar com sua forma mais simplificada em relação a quantidade de elementos componentes: Frases curtas de grande impacto e imagens componentes 

desse anuncio, que é a estrutura mais comum de texto publicitário nos dias de hoje.


Esses dois elementos, texto e imagem podem ser somados, compondo o real significado da mensagem, o que aumenta ou seleciona nosso nível de cognição, ou como já vimos, o grau de pregnância, se observarmos o anúncio como uma peça visual única.


1+1=1 – simplicidade e impacto

O formato mais simples em relação a sua significação, que podemos considerar até como                         redundante, que consiste em quando a imagem apresenta a mesma mensagem trazida pelo título.                         Se os dois elementos falam a mesma coisa, o conteúdo na mente do consumidor Ã© Ãºnico e reforçado,                   muito comum em anúncios de repetição, para lembrar o consumidor daquela marca, voltado ao                           publico de menor nível de compreensão.

 Pode-se também considerar anúncios de varejo ou de simples argumentação de apresentação 

do produto.



 1+1=2

O formato mais corriqueiro, onde as partes da mensagem (título + imagem) se completam. A idéia é transmitida por uma correlação entre a idéia e o produto. Há uma criação de um universo conceitual entre a marca e consumidor. A utilização de fundos, cenários, tipografia, texturas, entre outros elementos colaboram para compor esse conceito.

1+1=3

É o formato das grandes campanhas publicitárias: Temos uma imagem que por si só já diz algo compreensível ao seu consumidor. O texto também por si só já nos diz outra mensagem, independente, que também é compreensível ao consumidor, mesmo isolada. Mas quando os dois se juntam no anúncio,temos uma mensagem diferente, uma nova significação para união desses elementos.O terceiro elemento, o conceito, é construído pelo seu consumidor, ele inconscientemente irá ligar os elementos e criar a terceira ideia.


O exercício criativo

Job 1: Postar um modelo de cada aritmética - justifique sua resposta
Job 2 - Crie 3 peças de outdoor institucional para a Unimed Goiânia. Utilize a teoria das aritméticas na sua criação (1 / 2 / 3). Trabalhe variações paradigmáticas nos títulos e aproveite, se possível a mesma ideia criativa para os 3 modelos - Ouse nos títulos e crie textos apolíneos e dionisíacosde acordo com a sua criação.