Aula 4
Aritmética na composição publicitária
Para entendermos a relação de significados entre os elementos da propaganda, vamos trabalhar com sua forma mais simplificada em relação a quantidade de elementos componentes: Frases curtas de grande impacto e imagens componentes
desse anuncio, que é a estrutura mais comum de texto publicitário nos dias de hoje.
Esses dois elementos, texto e imagem podem ser somados, compondo o real significado da mensagem, o que aumenta ou seleciona nosso nÃvel de cognição, ou como já vimos, o grau de pregnância, se observarmos o anúncio como uma peça visual única.
1+1=1 – simplicidade e impacto
O formato mais simples em relação a sua significação, que podemos considerar até como redundante, que consiste em quando a imagem apresenta a mesma mensagem trazida pelo tÃtulo. Se os dois elementos falam a mesma coisa, o conteúdo na mente do consumidor é único e reforçado, muito comum em anúncios de repetição, para lembrar o consumidor daquela marca, voltado ao publico de menor nÃvel de compreensão.
Pode-se também considerar anúncios de varejo ou de simples argumentação de apresentação
do produto.
1+1=2