Aula 4

Aritmética na composição publicitária Para entendermos a relação de significados entre os elementos da propaganda, vamos trabalhar com sua forma mais simplificada em relação a quantidade de elementos componentes: Frases curtas de grande impacto e imagens componentes desse anuncio, que é a estrutura mais comum de texto publicitário nos dias de hoje.
 Esses dois elementos, texto e imagem podem ser somados, compondo o real significado da mensagem, o que aumenta ou seleciona nosso nível de cognição, ou como já vimos, o grau de pregnância, se observarmos o anúncio como uma peça visual única.
Esses dois elementos, texto e imagem podem ser somados, compondo o real significado da mensagem, o que aumenta ou seleciona nosso nível de cognição, ou como já vimos, o grau de pregnância, se observarmos o anúncio como uma peça visual única. 

1+1=1 – simplicidade e impacto 

 O formato mais simples em relação a sua significação, que podemos considerar até como redundante, que consiste em quando a imagem apresenta a mesma mensagem trazida pelotítulo. Se os dois elementos falam a mesma coisa, o conteúdo na mente do consumidor é único e reforçado, muito comum em anúncios de repetição, para lembrar o consumidor daquela marca, voltado ao publico de menor nível de compreensão.





 Pode-se também considerar anúncios de varejo ou de simples argumentação de apresentação do produto.









 1+1=2 

O formato mais corriqueiro, onde as partes da mensagem (título + imagem) se completam. A ideia é transmitida por uma correlação entre a ideia e o produto. Há uma criação de um universo conceitual entre a marca e consumidor. A utilização de fundos, cenários, tipografia, texturas, entre outros elementos colaboram para compor esse conceito.







 1+1=3 

 É o formato das grandes campanhas publicitárias: Temos uma imagem que por si só já diz algo compreensível ao seu consumidor. O texto também por si só já nos diz outra mensagem, independente, que também é compreensível ao consumidor, mesmo isolada. Mas quando os dois se juntam no anúncio,temos uma mensagem diferente, uma nova significação para união desses elementos.O terceiro elemento, o conceito, é construído pelo seu consumidor, ele inconscientemente irá ligar os elementos e criar a terceira ideia.








 O exercício criativo


 Job 1: Postar um modelo de cada aritmética - justifique sua resposta

Job 2 - Crie 3 peças de outdoor institucional para a Unimed Goiânia. Utilize a teoria das aritméticas na sua criação (1 / 2 / 3). Trabalhe variações paradigmáticas nos títulos e aproveite, se possível a mesma ideia criativa para os 3 modelos - Ouse nos títulos e crie textos apolíneos e dionisíacos, de acordo com a sua criação.

You Might Also Like

0 comentários