Atividade 2 - Hyago Castro e Rafael Gontijo

O autor nos mostra como ocorreu a relação do marketing com a publicidade. Usava-se muitos objetos (elementos da moda, música, televisão, cultura) do cotidiano de uma sociedade e implantava-os numa campanha a fim de ter uma continuidade na construção de um case. Já hoje em dia os anunciantes buscam proporcionar ao seu mercado consumidor a oportunidade de interagir com o anuncio, afim de dar fé ao que se anuncia e trazer o consumidor pra perto da marca, gerando intimidade entre eles. Isso girava o mercado publicitário e fazia com que ele crescesse,porém com o tempo notou-se que aquilo matava a identidade cultural do país antes presente nas campanhas veiculadas. Percebe-se então a preocupação que havia com o uso cada vez mais constante de materiais visuais em campanhas publicitárias.
Já na modernidade, o marketing faz uso do que chama a atenção, logo, surge aqui o alinhamento de questões importantes para o mundo como um todo. Passa-se a tratar questões de meio ambiente, sociedade, comportamento humano em campanhas a fim de demonstrar um caráter social da marca ou produto anunciado. Isso surge a partir do ponto em que os anunciantes viram que o público para o qual ele direcionava suas campanhas também se preocupa com essas questões. A partir de então as marcas por muitas vezes deixam de se importar em vender a marca ou produto e passam a vender a ideia, mas sempre fazendo com que a ideia leve a marca onde quer que ela vá. Algumas vezes ela chega a fazer denúncias ambientais por meio de suas campanhas e através disso faz com que a sua marca esteja na boca das pessoas que se preocupam com esse assunto. Realmente há a necessidade de vender ao público muito mais do que um produto, mas também uma ideia que dê endosso ao que se veicula. Esse público, hoje muito mais crítico do que 60 anos atrás, quer saber qual o posicionamento da marca acerca dos assuntos de âmbito social e assim saber que a marca que ele consome o representa como ele gostaria de ser representado.
Hoje as marcas já entendem que o diálogo com o público é de total necessidade na construção de uma campanha, afim de encontrar e suprir quaisquer que sejam suas necessidade e desejos. Hoje, como já dito, vende-se muito mais do que produto, marca ou serviço. Vende-se a ideia. Sábio daquele que souber tirar vantagem disso e endossar aquilo que fornece à ideia que seu público quer comprar.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá meninos, algumas correções:
    -Coloquem o título dessa atividade como 1/2, para que eu possa identificar a aula e a atividade nessa sequência;
    -Em qualquer texto vocês devem se atentar aos parágrafos, há uma regra básica que deve conter no mínimo 6 linhas e no máximo 8 e eles devem estar sinalizados no espaçamento;
    -Se atentem ao uso da vírgula;
    -Tentem não ultrapassar o máximo de linhas proposto pela professora;
    -Moderem na repetição das palavras;
    -O texto de vocês ficou extenso e poderia ser mais explicativo.

    Rayme Sarah - Monitora

    ResponderExcluir