A publicidade e os
desafios da atualidade
É notório afirmar que a publicidade tem
como objetivo vender um produto dentro de um processo persuasivo. Esse
processo, segundo teóricos, tem uma alta eficácia quando se tem um acervo
cultural, definido pelo público-alvo, arraigado no anúncio. Apesar da identificação
deste ao público esteja caindo em desuso, a modernidade trouxe a possibilidade
de interatividade, mesmo que pequena, entre público e anunciante. Ou seja, a
base da publicidade não se alterou, mas a comunicação interpessoal sim.
Dentro do sistema capitalista, a
propaganda é usada não somente para informar, mas também para ser formador de
ideologias e opiniões. Portanto, a cultura possibilita a construção desse vínculo público-empresa,
a fim de vender produtos e ainda persuadir a massa ideologicamente.
É importante ressaltar que quando a
revista se tornou um veículo de comunicação de massa, ela tinha como principal objetivo
informar e divulgar a existência de serviços e produtos que eram novidades para
todos. Sem dúvidas, isso mudou quando a essência do objetivo dos meios de
comunicação mudou. A revista, foco da pesquisa do autor, passou a ter um tom
mais persuasivo e dar valor simbólico à vida das pessoas.
Entretanto, esse poder persuasivo e
alienador despertou críticas. Isso fez com que as empresas passassem a estudar
mais seu público. Com isso, o marketing atual se preocupa com a ética e o
relacionamento do consumidor com qualquer plataforma de comunicação e seu
objetivo passa a transformar o mundo num lugar melhor.
Por fim, é visível como foi desafiador
para a publicidade e o marketing chegar à modernidade e à pós-modernidade e
manter seu público-consumidor. É ainda, sem dúvidas, um desafio estudar um
público que muda constantemente, poder ganhar sua atenção e vender o produto
desejado com ganho satisfatório.
1 comentários
Olá meninos, algumas correções:
ResponderExcluir-Coloquem o título dessa atividade como 1/2, para que eu possa identificar a aula e a atividade nessa sequência;
-Em qualquer texto vocês devem se atentar aos parágrafos, há uma regra básica que deve conter no mínimo 6 linhas e no máximo 8 e eles devem estar sinalizados no espaçamento;
-O texto de vocês ficou ótimo e bem esclarecedor. Parabéns!
Rayme Sarah - Monitora